• Ana Vitória Magalhães

Plásticos nos oceanos: devemos nos preocupar?

O plástico é apenas a ponta do iceberg, é um problema tangível e visível mas que mostra o tamanho do descuido com o ambiente do qual necessitamos para viver Todas as regiões costeiras do mundo, já foram tocadas pelo plástico, de alguma forma, ouvi esse dado em uma conferencia da UNESCO que participei em 2017. O cientista era também um navegador que viajou até os cantos mais gelados do planeta como o Polo Norte. O plástico apesar de ser um material super versátil e que facilita a nossa vida, está inundando nossos ecosistemas. E você pode ler isso e pensar: “ah mas esse que eu compro é reciclado”, “ah mas existe plástico biodegradável”... a verdade é que: não existem “quick fixes”. Apenas 9% de todo plástico no MUNDO é reciclado. Soluções biodegradáveis não são soluções - a maioria dos “biodegradáveis” por aí, não é ainda degradada a temperatura ambiente e requer muito transporte poluente para o lugar onde dentro das condições perfeitas.. o plástico biodegradável finalmente se biodegrada.. As vezes paro para pensar no tamanho da urgência. Respiro fundo. Faço meu trabalho de formiga, limpo praias, faço videos, educo mais pessoas, organizo um workshop, vou para eventos internacionais fazer minha parte de "advocate for the oceans". Enquanto esse post foi escrito, um camião de lixo, despejou toneladas de plástico no oceano- em algum lugar da terra.

Um milhão de garrafas plásticas, são vendidas a cada MINUTO, ao redor do mundo 🌍

Estima-se que até hoje, mundialmente produzimos 8,3 bilhões de toneladas de plástico. O número é tão grande que eu nem consigo imaginar o que é isso - mas encontro resquícios dele ali na praia todos os dias. Incontáveis pedaços pedacinhos. Microplasticos, nanoplasticos.



gif


Cores variadas, entre elas o comum plástico azul, o que se confunde na imensidão do oceano.

Incentivo todas as pessoas que não sabem por onde começar uma vida sustentável em 2020 a realizar pelo menos uma limpeza de praia pelo menos uma vez no ano. A primeira que eu fiz, em Bali em 2018, me chocou para sempre. Sozinho ou em grupo não importa: encare o problema e perceba o quão urgente é mudar nossos hábitos de consumo


-


Para consultorias, palestras e workshops nos envie um e-mail anavitoriamagalhaes@icloud.com


Tenho um canal no Youtube cheio de videos e materiais interativos, dois videos novos toda semana quarta e sexta as 18h! Clique aqui para se inscrever !


Está interessado em saber mais sobre educação ambiental ? Siga meu Instagram

  • YouTube
  • Instagram Ana Vitoria

© 2019 por Mais Planeta. Independentemente criado por Ana Vitoria Tereza de Magalhães.